Expedicao Comint

ComInt realiza o 'Expedição ComInt', primeiro evento online do projeto

No dia 11 de Junho foi realizada a atividade “Expedição ComInt: Viajando Pelo Mundo sem Sair de Casa”, promovida pelo projeto de extensão Comitê Internacional da Faculdade de Odontologia da UFG (ComInt FO-UFG). O objetivo do evento online foi oportunizar a troca de experiências de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia que haviam retornado recentemente de um intercâmbio internacional. Além disso, como parte da proposta mais ampla do ComInt, a atividade teve o intuito de apoiar e estimular o processo de mobilidade acadêmica e de internacionalização.

expedicao ComInt

Nesta edição da “Expedição ComInt” os “passageiros” convidados foram os graduandos em Odontologia da UFG Maria Paula (intercâmbio na Malmö University, Suécia), Victor Raniere (intercâmbio na Universidade de La República - UDELAR, Uruguai) e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG Marina César (intercâmbio na Universidade de Guadalajara, México). A “viagem” teve duração de aproximadamente 3 horas e foi “pilotada” por dois membros do ComInt, Joyce Cardoso (aluna de graduação da FO-UFG) e Túlio Nogueira (pós-doutorando do PPGO-UFG).

O evento iniciou com uma apresentação musical pela interpretação da canção ‘Times Like These’, da banda Foo Fighters, realizada por dois membros do ComInt: Arthur Reymon e Rafael Bisinoti. Em seguida, a atividade foi dividida em blocos temáticos. No primeiro bloco, o foco foi “O Antes”, no qual os intercambistas comentaram sobre os bastidores dos preparativos para a experiência de intercâmbio, como motivação, burocracias, dificuldades e caminhos percorridos para as soluções. No segundo bloco de perguntas, ouvimos sobre a experiência de vida no país: aspectos do dia-a-dia, vida social e cultural, dificuldades encontradas e como superaram. No terceiro bloco, cada convidado compartilhou sobre a experiência acadêmica em si, explorando também as percepções da Odontologia no país destino.

marina

Em seguida, no quadro "Trem Gringo”, cada intercambista selecionou, mostrou e comentou sobre um objeto marcante que, segundo eles, representava a experiência que tiveram no intercâmbio. A interação com os convidados foi encerrada com o quadro-surpresa emocionante “Arquivo Internacional”. Para a realização do mesmo, a equipe do ComInt localizou amigos feitos durante o intercâmbio de cada um dos convidados e os convidou a enviar uma mensagem de vídeo sobre o convívio que tiveram e sobre a experiência vivida. O evento foi encerrado com a fala da Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta, coordenadora docente do projeto, seguida da apresentação musical realizada por Marina César e sua família.

arquivoint

Mais de 150 pessoas se inscreveram no evento e durante a transmissão, que aconteceu pelo YouTube no canal do ComInt, a audiência mostrou-se bastante participativa no chat. Sobre sua participação e o impacto do evento, a mestranda Marina destacou: "Acredito que a 'Expedição ComInt' foi de grande valia para os intercambistas, porque pudemos mostrar e detalhar nossa experiência em diversos âmbitos de um intercâmbio, envolvendo a desde a parte acadêmica até a cultura e diversidade de cada pais. E também foi interessante para o público, o qual acredito que saiu do evento com maior vontade e interesse em também viver essa oportunidade que sempre é muito engrandecedora."

O evento 'Expedição ComInt: Viajando pelo mundo sem sair de casa' encontra-se disponível na íntegra no link abaixo: