Folder de divulgação do evento

ComInt recebe professora da Universidade de Genebra (Suíça) em evento presencial

No dia 23 de agosto de 2022 foi realizado o evento "Ensino, pesquisa e carreira na perspectiva de uma professora de Odontologia na Suíça”, com participação da Profª. Drª. Sabrina Maniewicz, da Universidade de Genebra, Suíça. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Comitê Internacional da Faculdade de Odontologia da UFG (ComInt FO-UFG).

Folder de divulgação do evento

O evento ocorreu presencialmente na forma de uma bate-papo, em que a Drª. Maniewicz compartilhou suas vivências como pesquisadora e professora de Odontologia na Suíça, além da experiência vivida nos últimos dois meses em Goiânia. A Profª. Sabrina concluiu neste mês de agosto de 2022 o seu período de estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG (PPGO/UFG), sob supervisão do Prof. Cláudio Leles, no Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante (NPPI).

O evento teve início com uma fala do Prof. Túlio Nogueira, coordenador do ComInt, abordando os objetivos e perspectivas do ComInt para esse semestre. Logo em seguida, a convidada iniciou sua palestra contextualizando a sua trajetória pessoal e acadêmica. Nascida no Uruguai, morou no Brasil até os 8 anos de idade e desde então vive na Suíça. Além disso, ela explicou um pouco da geopolítica do país, abordando suas características culturais e linguísticas. Comentou também acerca da localização das faculdades de odontologia, sendo apenas 4 em todo a Suíça.

Evento Sabrina 1

Durante a apresentação, Profa. Sabrina mostrou um vídeo sobre a infraestrutura da Universidade de Genebra, com a recente implementação de tecnologias de ponta no cotidiano acadêmico odontológico e o funcionamento dos consultórios, dos laboratórios e do prédio recém inaugurado. Além disso, comentou acerca do funcionamento da graduação em odontologia na Suíça, como é o processo seletivo para entrada em universidades e os tipos de especializações que existem no país (cirurgia oral, prótese, ortodontia e odontogeriatria).

Outros assuntos destacados foram relacionados às recentes pesquisas da Drª. Maniewicz, principalmente na área de prótese, mostrando como a tecnologia pode colaborar no avanço das pesquisas acadêmicas. Além disso, a convidada reforçou a existência de notável afinidade das linhas de pesquisa de seu grupo na Suíça com as do NPPI, sinalizando o possível fortalecimento e continuidade das colaborações entre a Universidade de Genebra e a UFG, incluindo a possibilidade de futuras oportunidades de mobilidade estudantil entre as faculdades para pós-graduandos (mestrandos e doutorandos).

A atividade foi encerrada com os agradecimentos dos membros no ComInt para a Profa. Sabrina, quando também foi entregue certificado de participação. Ao final do bate-papo o público realizou diversas perguntas a respeito de como é feita a validação do diploma na Suíça e o tempo médio para esse processo, como funciona o sistema público de ensino, como é feita a obtenção dos instrumentais e materiais odontológicos no país, além de dúvidas a respeito do mercado de trabalho, remuneração e qualidade de vida.

Certificado Sabrina

Prof. Túlio Nogueira (coordenador do ComInt) e Gabrielly Barbosa (integrante do ComInt) em momento de entrega do certificado de participação à Profa. Sabrina Maniewicz

O evento cumpriu as expectativas do ComInt, uma vez que promoveu a internacionalização, troca de experiências multiculturais e estimulou a ampliação da visão de mundo da comunidade. O público foi composto em sua maioria por discentes de diferentes períodos de graduação da FO/UFG, os quais tiveram grande interatividade com a convidada por meio de perguntas e comentários.

Foto Final Evento Sabrina

Audiência do evento junto à convidada, Profa. Sabrina Maniewicz