logo
Evento Frank

ComInt retoma eventos presenciais com convidado vindo da Austrália

No dia 4 de Agosto de 2022 foi realizado o evento “Desafios e experiências de um dentista brasileiro na Austrália”, com participação do cirurgião-dentista Frank Ykeda. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Comitê Internacional da Faculdade de Odontologia da UFG (ComInt FO-UFG).

 

Evento Frank

Material de divulgação do evento

 

A atividade representou a retomada das ações presenciais do ComInt e aconteceu na forma de um bate-papo. O convidado compartilhou sua experiência de trabalhar e morar na Austrália, bem como os bastidores e desafios desta jornada. A atividade cumpriu o parte da proposta mais ampla do ComInt, de estimular a internacionalização e ampliar da visão de mundo da comunidade.

O evento iniciou com uma fala do Prof. Túlio Nogueira, coordenador docente do ComInt, que resgatou os objetivos do projeto e destacou algumas ações previstas para o semestre. Em seguida, Prof. Pedro Paulo Chaves de Souza, membro docente do ComInt, apresentou o convidado Frank Ykeda e agradeceu pela disponibilidade de compartilhar sua experiência com os presentes. Frank iniciou sua fala contextualizando sobre a Austrália, contando como decidiu mudar para o país e apresentando uma série de imagens de sua vivência na "terra dos cangurus".

Frank também discutiu sobre as principais diferenças entre o Brasil e a Austrália. Iniciou essa comparação com dados sobre a quantidade de cirurgiões-dentistas em cada país e a relação dentista por pessoa, mostrando um número bem maior no Brasil. Outros assuntos destacados foram aspectos relacionados aos instrumentais e materiais odontológicos, faculdades de Odontologia da Austrália, consultórios odontológicos, tecnologia, dia-a-dia do trabalho e remuneração. O convidado evidenciou que na Austrália nota uma extrema valorização do profissional e também de relações mais humanizadas.

 

Evento

 

Frank também abordou em detalhes como funciona a validação do diploma de Odontologia no país, o tempo médio para esse processo, as questões burocráticas e os métodos de avaliação teórico-práticos, incluindo exemplos de questões teóricas. A atividade foi encerrada com um agradecimento dos membros no ComInt para Frank Ykeda e entrega de certificado.

O evento foi prestigiado por público composto em sua maioria por discentes de graduação da Faculdade de Odontologia da UFG, os quais se mostraram muito interessados e participativos durante o bate-papo, com questionamentos diversos como em relação ao mercado de trabalho, questões culturais, pesquisa científica, salário, estilo de vida, entre outros temas.

 

Evento Frank foto final

Membros do ComInt e o convidado Frank Ykeda

 

Redação: Rhadija  Martins e Sebastião Filipe Otoni

Revisão: Ana Luiza Mustafé e Túlio Nogueira