logo

ComInt realizou no dia 11/6 o 'Expedição ComInt', primeiro evento online do projeto de extensão

Expedição Comint

No dia 11 de Junho foi realizada a atividade “Expedição ComInt: Viajando Pelo Mundo sem Sair de Casa”, promovida pelo projeto de extensão Comitê Internacional da Faculdade de Odontologia da UFG (ComInt FO-UFG). O objetivo do evento online foi oportunizar a troca de experiências de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia que haviam retornado recentemente de um intercâmbio internacional. Além disso, como parte da proposta mais ampla do ComInt, a atividade teve o intuito de apoiar e estimular o processo de mobilidade acadêmica e de internacionalização.

Nesta edição da “Expedição ComInt” os “passageiros” convidados foram os graduandos em Odontologia da UFG Maria Paula (intercâmbio na Malmö University, Suécia), Victor Raniere (intercâmbio na Universidade de La República - UDELAR, Uruguai) e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG Marina César (intercâmbio na Universidade de Guadalajara, México). A “viagem” teve duração de aproximadamente 3 horas e foi “pilotada” por dois membros do ComInt, Joyce Cardoso (aluna de graduação da FO-UFG) e Túlio Nogueira (pós-doutorando do PPGO-UFG).

O evento iniciou com uma apresentação musical pela interpretação da canção ‘Times Like These’, da banda Foo Fighters, realizada por dois membros do ComInt: Arthur Reymon e Rafael Bisinoti. Em seguida, a atividade foi dividida em blocos temáticos. No primeiro bloco, o foco foi “O Antes”, no qual os intercambistas comentaram sobre os bastidores dos preparativos para a experiência de intercâmbio, como motivação, burocracias, dificuldades e caminhos percorridos para as soluções. No segundo bloco de perguntas, ouvimos sobre a experiência de vida no país: aspectos do dia-a-dia, vida social e cultural, dificuldades encontradas e como superaram. No terceiro bloco, cada convidado compartilhou sobre a experiência acadêmica em si, explorando também as percepções da Odontologia no país destino.

Em seguida, no quadro "Trem Gringo”, cada intercambista selecionou, mostrou e comentou sobre um objeto marcante que, segundo eles, representava a experiência que tiveram no intercâmbio. A interação com os convidados foi encerrada com o quadro-surpresa emocionante “Arquivo Internacional”. Para a realização do mesmo, a equipe do ComInt localizou amigos feitos durante o intercâmbio de cada um dos convidados e os convidou a enviar uma mensagem de vídeo sobre o convívio que tiveram e sobre a experiência vivida. O evento foi encerrado com a fala da Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta, coordenadora docente do projeto, seguida da apresentação musical realizada por Marina César e sua família.

Durante todo o evento, a audiência de mais de 100 pessoas mostrou-se bastante interativa no chat da transmissão, que aconteceu pelo YouTube no canal do ComInt. O evento encontra-se disponível integralmente no link: https://www.youtube.com/watch?v=GChWI-UA-Gw&t=6178s